Bombinhas

Em meio a exuberante Mata Atlântica, a Praia do Mariscal possui raras belezas, com uma agradável areia branca e fininha, além de um mar imponente de águas cristalinas. Localizada em uma península no litoral centro-norte de Santa Catarina, Bombinhas comprimi 39 praias, 3 parques ecológicos municipais e mais de 10 trilhas em um espaço de cerca de 35 km². Opções de lazer e diversão não faltam.

São mirantes de tirar o fôlego, praias para todos os gostos, além de vários points para mergulho, que garantem o título de Capital do Mergulho Ecológico ao município, tido como o menor do estado em extensão territorial. A Praia do Mariscal é uma das mais requisitadas da cidade. Com 4 km de comprimento e uma grande margem de areia até o mar, a praia é considerada uma das mais extensas da cidade.

No seu canto sul, uma ilha de pedras mantém o mar calmo, fazendo divisa com a Praia da Conceição. No canto norte, ondas maiores se formam, tornando o lugar ideal para a prática de surf e outros esportes nas ondas. – e as águas do mar acompanham as belezas locais.

A correnteza possui um ciclo de 7 dias, garantindo que as águas se renovem por completo semanalmente.

Atrativos

Esportes

Treking/Caminhada

A busca por uma vida mais saudável começa sempre por você. E que tal começar com uma caminhada nesse paraíso tropical chamado Bombinhas? O que não falta são opções para a prática. Na cidade, você irá encontrar inúmeras trilhas, que variam entre morros adentro (Morro do Macaco), e costeiras, como a Costeira de Zimbros. Com aproximadamente 5h de duração, prepare-se para deslumbrar lindas praias escondidas pelo caminho, cachoeiras e uma vegetação rica e preservada.

Caiaque

Outra forma de conhecer bem essas características naturais da cidade é um passeio de caiaque. Essa pequena embarcação para uma ou duas pessoas pode ser encontrada nas praias de Bombinhas, ofertada para passeios que duram em média uma hora.

Pescaria

E se você procura algo mais tranquilo, para relaxar e deslumbrar a vista de águas transparentes. Fazer uma pescaria pode ser a opção ideal para você. Na cidade, vários barcos fazem a saída para pesca em alto mar, passando em torno as praias para a pesca de espécies como o peixe espada. Vale lembrar que as empresas seguem uma regulamentação exigida pela marinha.

Ciclismo

Com os últimos investimentos em estrutura turística, entre novas avenidas, ciclovias e orlas, a cidade agora possui ótimos lugares para a pratica de ciclismo. Você pode inclusive alugar bikes e aproveitar seu roteiro ao vislumbrar lugares fantásticos, como as praias de Bombas e Mariscal.

Surf

Profissional ou não, você pode encontrar em Bombinhas ótimos lugares para a pratica de surf. Se precisa aprender, também pode contar com escolinhas de surf, localizadas nas praias propícias para a prática, como Canto Grande e Quatro ilhas. Com ondas que chegam até dois metros, sua diversão está garantida.

Stand Up

Um esporte novo e que vem ganhando mais adeptos a cada dia. O Stand Up pode ser praticado em diversas praias de Bombinhas, em especial, nas mais calmas, como lagoinha, Sepultura e centro. Você pode trazer sua prancha ou ainda alugar uma nos locais onde o serviço é prestado. Ainda é possível admirar tartarugas que constantemente vem as praias mais calmas. 

Natação

A natação é um dos esportes mais saudáveis, segundo médicos e atletas. Ela ajuda a proporcionar o equilíbrio muscular, melhora a postura e ajuda na circulação sanguínea. Se você é um profissional, pode ficar ligado nas etapas de circuito de travessias que ocorrem por aqui, realizados em várias praias diferentes. E se procura começar essa atividade, em Bombinhas você encontra praias lindas e especiais para natação.

Mergulho

Considerada a capital catarinense do mergulho ecológico, Bombinhas carrega esse título com muito carinho e mérito. Suas águas transparentes e ricas em biodiversidade marinha, fazem juiz a seu reconhecimento. Para admirar tudo isso, é possível encontrar empresas especializadas com mergulho profissional, que ofertam saídas para mergulho nas praias de Bombinhas ou na região mais procurada, o lado oeste da Reserva Marinha Ilha do Arvoredo, conhecida por abrigar inúmeras espécies marinhas e barcos naufragados há muito tempo. Certamente um passeio histórico e admirável.

Mergulho

Mirante de Bombas

Considerada a capital catarinense do mergulho ecológico, Bombinhas carrega esse título com muito carinho e mérito. Suas águas transparentes e ricas em biodiversidade marinha, fazem juiz a seu reconhecimento. Para admirar tudo isso, é possível encontrar empresas especializadas com mergulho profissional, que ofertam saídas para mergulho nas praias de Bombinhas ou na região mais procurada, o lado oeste da Reserva Marinha Ilha do Arvoredo, conhecida por abrigar inúmeras espécies marinhas e barcos naufragados há muito tempo. Certamente um passeio histórico e admirável.

Morro do macaco

Após seu período de revitalização, o Morro do Macaco traz uma nova logística de subida, com mais segurança e informações. Para chegar ao morro, basta seguir até Canto Grande, acessar a trilha sinalizada e prosseguir até seu topo. Você encontrará uma ótima vista da península e conhecer mais a geografia da cidade de Bombinhas.

ECO 360º

Que tal uma visão total de Bombinhas? O mirante 360º entrega essa beleza, e ainda uma visão da ilha de Florianópolis. O acesso ao mirante é feito pelas praias de Canto Grande e Conceição. Para entrar no mirante é preciso pagar uma taxa de visitação, e na descida ainda pode optar pela tirolesa em seu topo.

Praias

Praia de Mariscal

A praia que leva o nome do molusco marisco, tem seu título concedido devido as atividades de cultivo do molusco mais consumido do litoral. A praia possui aguas limpas, claras e rochas que fazem sua paisagem ainda ser mais bela. Sua preservação mantida pela comunidade reflete a beleza de um dos destinos mais lindos do Brasil. E sua enorme faixa de areia acolhe uma quantidade maior de turistas, ganhando espaço nos corações de cada um.

Praia da Sepultura

O nome pode até assustar. Mas seu nome retrata um fato que aconteceu há muito tempo, em meados de 1800. Um desentendimento entre dois escravos resultou na morte de um deles, no qual enterrado ali mesmo, garantiu sua homenagem ao dar nome a praia. Ela possui cerca de 100 metros de largura, mas o tamanho é compensado com uma rica vegetação que garante um lindo cartão postal da cidade de Bombinhas

Praia da Lagoinha

A praia localizada após a praia do centro, fica logo após a travessia por um deck em meio a natureza. Suas aguas calmas e transparentes fazem abrigo a tartarugas e peixes que visitam o local. Perfeita para crianças, a praia da Lagoinha é um lugar indispensável para conhecer as belezas que a cidade possui.

Praia de Canto Grande

A praia mais extensa de Bombinhas tem uma característica muito especial. Seu contorno é formado por duas baias que são chamadas de Mar de dentro e Mar de fora. Seu lindo contraste perceptível, garante no lado de dentro uma calma de águas perfeitas para banho de mar, e no outro, ventos que garantem ondas propícias para o surf.

Praia de Zimbros

Dona do Pôr do sol mais lindo da cidade, segundo moradores e turistas, a Praia de Zimbros possui ainda uma característica mais especial. Sua relação cultural com a cidade é a porta de entrada para o conhecimento da tradição pesqueira Bombinense. Suas aguas calmas e fundas sempre garantiram a saída de barcos e a pratica de esportes náuticos.

Praia de Bombas

Seu nome provem do som causado das ondas que batem nas rochas da praia. Os sons fortes e frequentes traduzem a personalidade da praia de Bombas. Uma praia de mar mais aberto, um pouco mais agitado, e ainda sim muito belo. Com sua orla e um lindo calçadão, se torna o lugar perfeito para caminhadas e passeios de biciclet

Praia da Tainha

Um refúgio em meio a mata atlântica preservada, e um lugar especial para a pesca do peixe que vem em abundância todos os anos em nossa cidade. A praia da Tainha possui pouco mais de 200 metros de comprimento, e para acessa-la é preciso percorrer uma estrada de chão pela praia da Conceição. Seu acesso mais difícil compensa com belezas intocadas em suas areias

Praia da Galheta

Uma praia mais retirara. Pouco conhecida e visitada por turistas. Seu acesso mais difícil, torna um enigma saudável sobre suas características. Para chegar até a praia da Galheta é preciso ir à Praia de Bombas e percorrer o caminho de rochas que contornam sua orla. Essa praia agreste guarda uma espécie de deserto, formado por rochas, mata e águas que encantam qualquer aventureiro curioso a procura de um pouco de paz e solidão.

Praia do Ribeiro

A praia com cerca de 200 metros de largura encanta com sua calmaria e aconchego. Para chegar a Praia do ribeiro é preciso atravessar o trecho baixo e curto de mar que divide o final da Praia de Bombas e a trilha que dá acesso as pedras que contornam rumo o centro de Bombinhas. Ela está localizada após a passagem por algumas pedras, e sua beleza em meio a mata nativa enche os olhos de qualquer um.

Retiro dos Padres

Esse maravilhoso retiro escolhido por padres nos anos 60, dá sentido ao ato de refletir sobre as belezas da vida. Eles deram seu nome em homenagem a paz e tranquilidade que a praia possui. Suas águas calmas e limpas dão conforto em qualquer oração, e sua vasta extensão com mais de 2 km dá suporte e acolhimento a todos que buscam sua paz interior

Praia de Bombinhas

A praia mais movimentada e escolhida para visitação entre turistas está localizada bem no coração do município de Bombinhas. Conhecida como Praia de Bombinhas, ou Praia do centro, essa praia conta com águas limpas em um tom verde similar as matas que cercam a península de Bombinhas.

Praia de Quatro Ilhas

O nome desta praia se dá pelo avistamento das 4 ilhas que se mostram ao horizonte do mar da praia (Arvoredo, Galé, Deserta e Macuco). Sendo uma das praias mais intocadas pela construção civil, ela esbanja uma vegetação rica e preservada. Ideal para Prática de surf, inclusive recebendo grandes nomes do esporte, como Alejo Muniz. Com a cruz em sua areia, sua identidade marcante deixa uma experiência memorável em cada visitante.

Outras praias

Não obstante, essas são algumas das 39 praias que existem em Bombinhas. De praias mais agrestes e acessíveis, a cidade conta um uma diversidade incrível de belezas, que somam entre mar e vegetação.

Trilhas

Trilha da Galheta

Sendo uma trilha circular, ou seja, permitindo voltar ao ponto de partida de modo fácil, a Trilha da Galheta é muito conhecida por turistas e visitantes locais. Ela é considerada de nível semipesada a regular (acima de 4.500m), e requer melhor condicionamento físico do praticante. O percurso de caminhada pode variar entre 3 a 5 horas (3.676m - ida e volta) considerando os Pontos da Trilha - Enseada da Galheta e Praia do Caeté.

Trilha do Morro do Macaco

Uma trilha que pode ser acessada por qualquer um, inclusive em família. A Trilha do Morro do Macaco é considerada como linear, na qual o mesmo percurso de ida é o de volta. Isso facilita a logística a orientação na hora de retomar a caminhada. A trilha fica localizada no acesso do Morro do Macaco, no bairro Canto Grande, e exige um tempo de 2 a 3 horas para ser realizada. Após sua revitalização, como novas placas e equipamentos de segurança, a trilha se tornou uma atividade indispensável na hora fazer uma foto de viagem. Sua vista da península no topo do morro é recompensadora.

Trilha da Tainha

A Praia da Tainha foi o primeiro local a ser ocupado pelos moradores do Canto Grande, e servia como acesso para comunidade e outros lugares. Sua vegetação é formada por mata atlântica primária, mata atlântica secundária nos estágios inicial, médio e avançado. A trilha da Tainha que se formou a partir desse histórico de movimentação, hoje é ponto importante para pessoas a procura de uma caminhada em meio a natureza. Sua característica é linear, e o percurso dura em média entre 3 a 5 horas.

Trilha da Costeira de Zimbros

Uma das trilhas mais buscadas por profissionais de maratona, caracteriza-se como uma trilha linear, ou circular (por mar ou terra) de caminhos simples e comum. Por ela, é possível conhecer mais sobre a reserva com o mesmo nome e passar entre cachoeiras e mata preservada. O acesso a trilha fica no final da praia de Zimbros. Há placas sinalizando a entrada da trilha onde é permitido a circulação. Ela requer um bom preparo físico e pode durar até 7 horas, dependendo do caminho que percorrer e se houver paradas para apreciar os registros históricos, como marcas de sambaquis ou a Praia Triste, conhecida por ser onde os navios negreiros separavam as famílias de escravos..

Trilha da Santinha

A trilha com ar de grande respeito e fé é caracterizada também como uma trilha linear. Ela está localizada em uma Zona de Preservação Permanente (ZPP), Para o percurso de cerca de 1 hora (800 m aproximadamente - ida) é possível ter uma vista das praias de Mariscal (mar de fora) e Canto Grande (mar de dentro). Sua importância para a comunidade reflete em uma gruta em devoção à Nossa Senhora das Brotas, protetora das nascentes. O que mostra que o antigo caminho por religiosos foi fundamental para suas pregações.

Trilha da Sepultura

A trilha que assusta pelo nome não mostra perigo ao caminharmos em suas belezas. A Trilha da Sepultura é para aqueles que buscam apreciar a natureza com uma caminhada rápida e curta, iniciando com calma uma vida mais saudável. Para acessar a trilha, siga a avenida principal de Bombinhas até chegar numa divisa. Siga para a esquerda (é preciso atravessar um portão). E para pegar a trilha, é preciso atravessar uma porteira, que serve para manter os bois e vacas presos. Mas não se preocupe, pois, a entrada é livre e segura.s.

Passeio de Barco

Porto dos Piratas

A empresa pioneira no turismo náutico da região Costa Esmeralda, iniciou suas atividades há mais de duas décadas. Promovendo passeios com uma forma mais dinâmica ao estilo “beberrão” dos piratas que existiram há muito tempo. Os atores fazem performances artísticas, falsos duelos e uma imersão cultural com os tripulantes (turistas). Os passeios com os barcos que lembram as épocas das grandes navegações saem de Porto Belo, frente a Igreja Matriz, rumo a Bombinhas, contornando as belas praias que temos por aqui.

Passeios de Escuna

Caracterizado como um passeio bem familiar, as escunas levam seus tripulantes em um passeio divertido pelo mar de Bombinhas. Passando pelas praias e fazendo explicações sobre a cidade e suas características, esse passeio tradicional da região carrega um valor muito forte para o município. No passeio, você conta com coquetéis, frutas e uma experiência única a bordo.

Passeios de barco

Esse tipo de passeio é bem conhecido na região, e que deu início a outras ideias de passeios temáticos. Os passeios de barco, são, em suma, realizados por pescadores locais ou empresas que ofertam um passeio mais prático e tradicional. Geralmente embarcando em Zimbros ou Canto Grande. Nele, você conhece histórias reais de pescadores, suas culturas, detalhes da cidade e uma inegável experiência com o mar. Se você procura saber cada detalhe do que faz Bombinhas ser conhecida por sua rica cultura de pesca, esse tipo de passeio é muito recomendado.

Pescaria

Se você é um exímio pescador, ou apreciador da atividade, aqui na região você pode realizar uma boa pesca em meio a profissionais da atividade. Há empresas que ofertam passeios com a pesca pelo litoral da cidade e da região Costa Esmeralda, em direção ao alto mar. No roteiro, podem ser encontrados diferentes opções de saídas e lugares, basta fazer sua reserva em alguma empresa que oferte o serviço.

Pôr do Sol em Zimbros

Um lugar especial para passeios românticos, ou ainda para toda família apreciar um evento memorável. O Pôr do Sol na Praia de Zimbros irá te deixar encantado com tamanha grandeza, que se mistura entre um belo mar e um vasto horizonte. Leve seu celular ou uma câmera, sente-se no píer e registre um dos eventos mais lindos da cidade.

Beto Carrero

Considerado um dos maiores parques da américa latina, o Beto Carrero Wold está localizado na cidade de penha, a cerca de 70 km de Bombinhas, de uma a duas horas de viagem. O parque conta com atrações artísticas, shows, e, claro, muitos brinquedos, divididos e radicais e aventura. Ao todo, mais de 100 possibilidades de diversão te aguardam. Basta procurar uma agência de turismo, e solicitar o pacote com o ingresso para o parque e o transporte. Ou você mesmo pode ir diretamente e efetuar a compra no local.

Parque Unipraias

Com 47 bondinhos e uma incrível vista da orla de Balneário Camboriú e região, o parque Unipraias é um destino certo para a apreciação das belezas catarinenses. O parque possui passarelas, lojas, tiroleses, quiosques, trenos com descida em meio a mata e muito mais. O parque que desde 1999 vem recebendo milhares de turistas é uma atração imperdível se você quiser conhecer muito sobre mata atlântica, espécies de animais e a vegetação do litoral catarinense. A beleza desse parque é memorável.

Passeios Religiosos

Turismo Religioso

No estado de Santa Catarina, um novo tipo de turismo tem chamado a atenção do estado. O turismo religioso tem ganhado espaço entre turistas e empresas, que hoje, buscam se especializar nesse nicho tão importante e sério. Essa fé que movimenta o turista religioso é algo essencial para a cultura catarinense, e também para cidades como Nova Trento, Brusque e Navegantes, no qual possuem monumentos e igrejas dedicadas a devoções. Além de estruturas para receber com carinho a demanda desse público. O Santuário Madre Paulina, por exemplo, possui uma estrutura para receber mais de 4000 pessoas ao dia. E se você acha que não atinge esse número, em época de férias esse número quase dobra. E o Santuário da então santa, trabalha com carinho para acolher a todos que buscam um lugar para suas orações e pedidos. E se você procura um lugar para refletir e rezar por sua família, não deixe de conhecer essas cidades..

Todos os direitos reservados © 2018 Vivenda do Mariscal