Bombinhas

Bombinhas é um paraíso ecológico situado no litoral do estado de Santa Catarina, com algumas das praias mais belas de todo o Brasil, com aguás azuladas cristilinas, uma grande riqueza em vida marinha, morros e cachoeiras para destrute total de um paraíso ecológico.Para o entreterimento além de todo esse paraíso Bombinhas tem tem praias com águas calmas e com ondas para os surfistas que consideram umas das melhores praias para pegar onda do Brasil.

Cada ano que passa mais brasileiros procuram este belo lugar para relaxar durante a temporada de férias antes a maioria dos turistas que frequentavam as praias de Bombinhas eram argentinos, porém isto vem mudando com o passar do ano e vários brasileiros tem lugar reservado.

Bombinhas e sua beleza exuberante é a única Península do Sul do Brasil.Possui 19 Praias, entre elas as mais conhecidas são: Praia de Bombas, Praia de Bombinhas, Ribeiro, Praínha, Sepulturas,Retiro dos Padres, 4 Ilhas, Mariscal, Tainha, Zimbros e Canto Grande. Além da tranquilidade do lugar, Bombinhas é considerada a capital do mergulho ecológico, patrimônio natural a ser preservado, e faz parte da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo. Bombinhas conta com muitas opções de hospedagem, lazer e restaurantes com pratos variados além da culinária típica de região.

Praias

A praia de Bombinhas é a que recebe mais famílias na região

Bombas - É a praia mais próxima de Porto Belo. Assim como Bombinhas, tem boa infra-estrutura e um grande movimento das areias. É onde fica grande parte das pousadas, bares e restaurantes. Eventualmente tem boas ondas para surfe. A faixa de areia tem 2 km de extensão e a avenida que contorna a orla é a Leopoldo Zarling. O trecho de mata atlântica preservada no canto da praia é o parque municipal Galheta, onde há uma trilha de 1 km até a pequena praia da Galheta.

Bombinhas - Água calminha e esverdeada, areia fina, branca e fofa. A combinação tentadora faz com que Bombinhas seja a praia com maior movimento de famílias, com grande infra-estrutura de comércio, pousadas e restaurantes. É a praia tanto de crianças pequenas quanto de praticantes de esportes náuticos. A avenida Vereador Manuel José dos Santos, que contorna a orla, atravessa a cidade ligando Bombas a Mariscal.

Mariscal – Tem faixa longa de areia -aproveite para fazer uma bela caminhada nos seus 4 km de extensão-, contornada pela vegetação de restinga. O mar tem trechos com ondas fortes, boas para os surfistas, e outros tranqüilos para banho. É pontilhada por pescadores em busca dos mariscos e de cardumes encontrados na pesca de arremesso. Um dos cantos, protegido por morros e já perto de Quatro Ilhas, é conhecido como Atalaia.

Quatro Ilhas – É a praia dos namorados, do pôr-do-sol e dos surfistas. Tem quatro ilhas na linha do horizonte (Arvoredo, Macuco, Deserta e Galés), morros nos cantos da praia e um sol que se põe no mar. É para passar o dia todo -e querer voltar no dia seguinte.

Conceição - Vizinha a Mariscal, em Conceição tudo é tranquilo: tanto as águas, com piscinas naturais, quanto o movimento das areias.

Sepultura e Retiro dos Padres – Trechinhos de areia. Na Sepultura, o mergulho é com snorkel e máscara nas piscinas naturais formadas entre as pedras. No Retiro, o mar é um pouco mais agitado. As praias parecem escondidas, mas são vizinhas de Bombinhas.

Barcos de pesca na praia de Zimbros

Barcos de pesca na praia de Zimbros

Canto Grande – A maior das praias de Bombinhas tem dois trechos: o mar de fora e o mar de dentro. No primeiro, os surfistas conseguem se divertir. No mar de dentro, águas calmas, boas para banho das crianças e para a prática de esportes náuticos. Assim como em Quatro Ilhas, vale assistir ao pôr-do-sol. No alto do morro fica o parque municipal do Morro do Macaco, com trilhas, boa vista das praias vizinhas e das ilhas da reserva do Arvoredo. Há dois acessos até Canto Grande: por Bombas até Zimbros, ou por Bombinhas passando por Mariscal.

Zimbros - Águas calmas, onde pescadores e praticantes de esportes náuticos dividem espaço. É ponto de partida de trilhas para praias mais desertas, que não têm acesso de carro: do Cardoso, Lagoa, Triste e Vermelha.

Morro do Macaco é visto ao fundo da praia de Conceição

Tainha - Praia escondida entre dois morros, com acesso por estrada de terra com 4 km a partir da Praia da Conceição. Se tiver coragem de enfrentar esta emoção, vá e veja o que poucos se aventuraram a ver: o pequeno trecho praticamente deserto é uma das praias mais bonitas de Bombinhas. No caminho, pare no Mirante Eco 360 graus e veja todas as praias que ficaram para trás. Uma trilha liga a praia da Tainha a Canto Grande.

Praias do Cardoso, da Lagoa, Triste, Vermelha e Ponta Grande – Fica uma em seguida da outra, com acesso apenas por trilha a partir de Zimbros. A caminhada leva o dia todo: são sete horas em trilhas pela mata, por praias lindas, preservadas e sem ocupação. Há parada para banho da cachoeira Triste.

fonte: viagem.uol.com.br